domingo, 28 de fevereiro de 2010
PARA A GALERA DE SÃO PAULO
dias 27 e 28, sábado e domingo
ESPAÇO INDÍGENA - no Bosque Maia
O espaço indígena pretende, através do canto, da dança, do artesanato,da culinária, da pintura, da língua e das histórias, entre outros,mostrar ao público um pouco das várias atividades indígenas desenvolvidaspelas etnias Terena, Wassu Cocal, Fulni-ô, Pankararé, Pankará,Guarani, Kayapó, Pankararu, Kariri Xocó e outras.
Das 10h às 18h
Local: Bosque Maia - Centro de Guarulhos
O Bosque Maia fica na avenida Paulo Faccini, s/n° - Centro
O Onibus "São Migue Paulista - Guarulhos" passa ao lado - Pode pegar este onibus no ponto do lado esquerdo da Estação de Trem de São Miguel Paulista (ele passa por ali - não confundir com os onibus que vai para Bom Sucesso) ou no inicio da Av. São Miguel, ou Av Paranaguá
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010
EDITORIAIS
.
POR: FABIO DA SILVA BARBOSA
.
Deitar e ver o tempo passar, com certeza, nunca foi meu objetivo de vida. Por isso, quando meu amigo, Alexandre Mendes, me chamou para construir este jornal, refleti, arregacei as mangas e me pus a caminhar por esta estrada. Mais um projeto para me entregar de corpo e alma. Mais um filho querido para circular por este mundo, onde felizmente, tenho a oportunidade de contribuir para a verdadeira democratização da comunicação e dar oportunidade aos calados de liberar sua voz. Tirar a mordaça de milhares de bocas.
Essa felicidade se torna ainda maior por poder abraçar estas causas e diversas outras ao lado de valorosos companheiros, que apesar de toda a luta pela sobrevivência individual, ainda conseguem ter espaço e fôlego para batalhar pela coletividade. Esse é o caso do já citado Alexandre. Estudante e trabalhador rodoviário. Dono de uma força de vontade e de uma garra fenomenal. Morador da Comunidade Bela Vista, é quem leva junto comigo este veículo e alguns outros de igual peso no campo independente e alternativo de nossa cidade (Niterói).
Apesar de alguns pensarem que nosso caminho começou a partir da impressão deste primeiro número do Impresso das Comunidades (I.D.C., para os mais chegados), isso já é o resultado de muita caminhada e de diversos outros projetos já em andamento por al-gumas mãos em comum. Nesta estrada, formada por letras e batalhas, encontramos grandes guerreiros, verdadeiros gigantes que merecem estar registrados nestas páginas. Páginas que imprimem histórias, lutas e combates por uma realidade mais humana. Esforços que passam despercebidos por olhares distraídos e alheios a realidade de grande parte da população.
Este exemplar irá circular por mais de 30 comunidades, contando apenas com a cidade natal do projeto, Niterói, graças à ajuda de nossos anunciantes e apoiadores. Além da Cidade de Niterói, iremos atingir algumas comunidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo e adjacências, buscando fortalecer uma verdadeira rede de informação, onde as comunidades poderão fomentar uma proveitosa troca de idéias.
Para sua comunidade participar é fácil, basta entrar em contato pelo nosso e-mail (impressodascomunidades@hot mail.com). Vamos nos unir e nos empenhar por esta mídia que visa abrir espaço para o verdadeiro espírito comunitário, que passa muito longe desse banho de sangue mostrado pela mídia convencional. Todos nós sabemos que uma comunidade é muito mais que isso. Que sua maioria trabalhadora está se organizando de maneira consciente e atuante.
CONTAMOS COM VOCÊS
.
Então, sem muito blábláblá, vamos à luta com mais esse número do popular IDC
Nenhuma escola de jornalismo européia ou americana conseguiu o linguajar nato da comunicação, como o jornalismo comunitário de raiz conseguiu. Aquele nu e cru, como a realidade. É em cima desse jornalismo que trabalhamos. Do jornalismo real. Que expõe suas vísceras e nervos, colocando o dedo na ferida. Nadando contra a maré.
Começou 2010. Virá 2011, 2012... E estaremos na luta, contando com o apoio comunitário e de algumas pessoas que já perceberam a importância e o diferencial de nosso trabalho. Não somos ONG, partido político, ou empresa privada, somos a vontade. Vontade de promover mudanças reais em mundo que anseia por elas.
Nós, do Impresso, acreditamos que os moradores de comunidades merecem o devido respeito. Aqui é Fabio da Silva Barbosa e Alexandre Mendes levando a voz do morro para o asfalto. Fazendo ecoar a verdade em toda parte. Levantando tudo aquilo que não passa na novela das oito. Aqui é você quem fala. Pode falar... Gritar... Cantar... Dizer... Aqui, ninguém te segura! O espaço é seu.
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010
Capoeira na Igrejinha
.
"Fazer o bem, faz bem." – Essa foi a resposta dada pelo Mestre Cid, quando perguntado sobre o quê o motivou levar a capoeira até a co-munidade da Igrejinha, no Largo da Batalha, em Niterói.
Juntamente com o monitor Johnie (também conhecido como Maicon, morador da comunidade) e mais alguns capoeiristas, o esporte está sendo en-sinado às crianças e adultos do local.
O projeto tem total apoio da Associação de Moradores do Largo da Batalha e Igrejinha, o acesso é gratuito e está sendo executado com grande êxito.
O Presidente da Associação de Moradores,
Wilian, dá todo apoio as atividades esportivas na comunidade.
O projeto tem a participação do Centro Educacional Miranda Barroso, que cede sua quadra para o treino. Mestre Cid diz que o projeto está aberto a possíveis parcerias.
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
terça-feira, 23 de fevereiro de 2010
Aulas na ECO para integrantes dos Pontos de Cultura e Movimentos Sociais.
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
domingo, 21 de fevereiro de 2010
DIA INTERNACIONAL DA PAZ NO MUSEU DO ÍNDIO
No próximo sábado, 27 de fevereiro, a partir das 17 horas, haverá uma edição especial do evento “Contação de Estórias” – realizado mensalmente no antigo Museu do Índio, no Maracanã - em comemoração ao Dia Internacional da Paz.
A Contação de Estórias, que traz narrativas das culturas nativas brasileiras contadas por indígenas das mais diversas etnias e descendentes, contará na edição especial do Dia Internacional da Paz com a participação de Afonso Apurinã (Chamakiri), Indiara Kayapó e Dauá Puri – além dos convidados Carmel e Lorena Daris.
No mesmo dia, 27, a partir das 8 da manhã, haverá um mutirão de organização e limpeza do espaço do Antigo Museu do Índio, às margens da Radial Oeste, no bairro do Maracanã.
Está sendo programado para depois do evento em comemoração ao Dia Internacional da Paz uma troca de presentes entre os participantes, que devem trazer lembranças e oferendas para trocarem entre si. Segundo um dos organizadores, Dauá Puri, “na cultura indígena, quando é selada a paz há uma troca de presentes entre as partes. Vamos participar desse ato de Amor e Paz”.
O Antigo Museu do Índio do Rio de Janeiro, espaço ocupado desde 2006 como centro de defesa e difusão das culturas indígenas, fica na Rua Mata Machado, 127, em frente ao Portão 13 do Estádio do Maracanã. Amanhã, dia 21 de fevereiro, a partir das 18 horas, será realizada no local a “Fogueira dos Homens”. No dia 28, no mesmo horário, será a vez da “Fogueira das Mulheres”. Maiores informações com Afonso Apurinã (021-8344-0949) ou Dauá Puri (021-9783-3446).
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010
quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010
Esgoto a céu aberto causa transtornos em várias comunidades
Uma vizinha do Beltrão, a comunidade do Viradouro, está em situação bem melhor no que diz respeito ao esgoto, mas mesmo assim, um valão corta toda a comunidade, estando exposto em muitas partes, proliferando ratos e insetos.
Voltando ao bairro do Fonseca, podemos citar o Eucalipto como exemplo de abandono. Lá o esgoto escorre pelos caminhos sem calçamento e entre o mato alto. Na Vila Ipiranga o problema está sendo sanado pelo PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, mas alguns moradores desconfiam que regiões ficarão de fora e preferem esperar as obras acabarem para comentar o assunto. Fica pouco o espaço para tantas comunidades com o problema, mas todas esperam que necessidades tão básicas sejam atendidas o quanto antes.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
terça-feira, 16 de fevereiro de 2010
ATITUDE
Ensinando a viver e vencer, Cesar conta sua história
.
Por Fabio da Silva Barbosa
.
Cesar Cordeiro, 38 anos e uma rica experiência de vida. Esse verdadeiro guerreiro, que morou durante quase toda a vida na Rocinha, nos conta um pouco de sua história e de sua comunidade."Acho a Rocinha um ótimo lugar para se viver."Pag 3
.

.
Quantos anos você tinha nessa época?
.
O que veio aseguir?
.
E conseguiu?
.
Mas você se especializou em mo-tovelocidade?
.
Você chegou a receber alguma proposta na área?
.
O que mudou?
.
Sobre a Rocinha
Por Cesar Cordeiro
.
A Rocinha tem esse nome porque seus primeiros habitantes faziam hortas e criavam animais para o seu sustento. Os que chegaram depois se referiam ao lugar como Rocinha por seu aspecto rural. Uma mini roça. Aí foram fazendo casas até chegar como está hoje. Nos anos 80 e 90 a favela cresceu muito. Abriram creches, centros culturais, escolas e um farto comércio. Muitas melhorias foram feitas no que diz respeito à pavimentação e iluminação. A água que eu tinha de carregar até em casa já chega pelos encanamentos. Tem também a escola de samba Acadêmicos da Rocinha, que surgiu da união de dois blocos locais. Vivo muito bem na comunidade.
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010
OUTROS SITES E BLOGS INTERESSANTES
http://centrodeetnoconhecimento.blogspot.com/
.
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/
.
http://www.fazendomedia.com/
.
http://comunidadeeditoria.blogspot.com/
.
http://vozesdaresistencia.blogspot.com/
.
http://fragmentosdoinfinito.blogspot.com/
.
http://observareabsorver.blogspot.com/
.
http://defesadaaldeiaimbuhy.blogspot.com/
.
Paralelo X
Rock na Rua ParaleloSábado, dia 27 de fevereiro, a partir das 17h30, na Praça do Cidadão (EQNM 18/20 Ceilândia Norte). Show com as bandas Lost in Hate, Molly Morgan, Vitalógica, Boca Preta, H Mackoy e Faces do Caos. Exposição Exclusão Espacial. Acesso livre Ronda Rock
Sábado, dia 6 de março, às 17h30, no Churrasquinho Aftosa (QNG 3/13, em Taguatinga Norte). Shows das bandas Acácia, Vitalógica e Triplo 20.
Informações:
http://www.orkut.com.br/Profile?uid=17616195096164346139&mt=2
domingo, 14 de fevereiro de 2010
Curso irá formar agentes culturais das favelas
Serão oferecidas 30 vagas, a serem preenchidas, preferencialmente, por artistas, produtores culturais ou lideranças comunitárias de favelas cariocas.
Clique aqui para o download do CD “Fala Favela”,
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
FORUM ESTADUAL INTERSETORIAL VOZ AOS POVOS QUILOMBOLAS, ASSENTADOS, PESCADORES ARTESANAIS E INDÍGENAS
.
12 de abril
14 de junho
09 de agosto
04 de outubro
Horário: 10 às 16hs
Auditório da Defensoria Pública
Av. Marechal Câmara, 314 – 2º andar
REUNIÕES REGIONAIS
15 de março – Marambaia
17 de Maio – Bracui
12 de julho – Valença
13 de setembro – Baía de Guanabara
18 de Novembro - Japeri
Contato:Secretaria Executiva do Fórum Voz aos Povos:Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos- Subsecretaria de Defesa e Promoção dos Direitos HumanosEnd. Praça Cristiano Ottoni s/nº Ed. D. Pedro II - 6º andar. Centro – Rio de Janeiro, RJ - CEP. 202221-250
Email dh@social.rj.gov.br
BLOCO SAIAS NA FOLIA
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
VÍDEO MANIFESTO:
(TEXTO E VÍDEO RETIRADOS DO YOUTUBE - http://www.youtube.com/watch?v=W-NlW6fWTCU)
.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010
VIDA DE COBRADOR
ACOMPANHE TAMBÉM ESSA SÉRIE PELO BLOG REBOCO CAÍDO
(http://rebococaido.blogspot.com/2010/02/vida-de-cobrador.html)