sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

EDITORIAIS

.
NOSSO PRIMEIRO EDITORIAL E A HISTÓRIA DE COMO TUDO COMEÇOU

.
POR: FABIO DA SILVA BARBOSA
.
Deitar e ver o tempo passar, com certeza, nunca foi meu objetivo de vida. Por isso, quando meu amigo, Alexandre Mendes, me chamou para construir este jornal, refleti, arregacei as mangas e me pus a caminhar por esta estrada. Mais um projeto para me entregar de corpo e alma. Mais um filho querido para circular por este mundo, onde felizmente, tenho a oportunidade de contribuir para a verdadeira democratização da comunicação e dar oportunidade aos calados de liberar sua voz. Tirar a mordaça de milhares de bocas.
Essa felicidade se torna ainda maior por poder abraçar estas causas e diversas outras ao lado de valorosos companheiros, que apesar de toda a luta pela sobrevivência individual, ainda conseguem ter espaço e fôlego para batalhar pela coletividade. Esse é o caso do já citado Alexandre. Estudante e trabalhador rodoviário. Dono de uma força de vontade e de uma garra fenomenal. Morador da Comunidade Bela Vista, é quem leva junto comigo este veículo e alguns outros de igual peso no campo independente e alternativo de nossa cidade (Niterói).
Apesar de alguns pensarem que nosso caminho começou a partir da impressão deste primeiro número do Impresso das Comunidades (I.D.C., para os mais chegados), isso já é o resultado de muita caminhada e de diversos outros projetos já em andamento por al-gumas mãos em comum. Nesta estrada, formada por letras e batalhas, encontramos grandes guerreiros, verdadeiros gigantes que merecem estar registrados nestas páginas. Páginas que imprimem histórias, lutas e combates por uma realidade mais humana. Esforços que passam despercebidos por olhares distraídos e alheios a realidade de grande parte da população.
Este exemplar irá circular por mais de 30 comunidades, contando apenas com a cidade natal do projeto, Niterói, graças à ajuda de nossos anunciantes e apoiadores. Além da Cidade de Niterói, iremos atingir algumas comunidades do Rio de Janeiro, São Gonçalo e adjacências, buscando fortalecer uma verdadeira rede de informação, onde as comunidades poderão fomentar uma proveitosa troca de idéias.
Para sua comunidade participar é fácil, basta entrar em contato pelo nosso e-mail (impressodascomunidades@hot mail.com). Vamos nos unir e nos empenhar por esta mídia que visa abrir espaço para o verdadeiro espírito comunitário, que passa muito longe desse banho de sangue mostrado pela mídia convencional. Todos nós sabemos que uma comunidade é muito mais que isso. Que sua maioria trabalhadora está se organizando de maneira consciente e atuante.
CONTAMOS COM VOCÊS
.

O NÚMERO 2 CHEGA ARREBENTANDO
.
Nosso número anterior simplesmente arrebentou. Superou todas as expectativas. Abrangemos muito mais comunidades que esperávamos. O que foi ótimo, pois graças à colaboração e divulgação de membros destas, o material se alastrou por todo o estado do Rio de Janeiro e até para além dele, chegando a outras localidades do país. Isso ajudou muito em nosso objetivo de promover um intercambio que trará muita força e união para essas comunidades. O caminho ainda é longo, mas cada vez mais temos a certeza de estarmos indo na direção certa. O espaço é, e sempre será, aberto para vocês. Mesmo, ainda, tendo apenas o endereço de e-mail como forma de contato, o que sabemos estar longe do ideal, por termos consciência de que o computador ainda é um luxo para grande parte do povo, estamos na luta para obtermos outras formas de comunicação direta com nossos leitores.
Então, sem muito blábláblá, vamos à luta com mais esse número do popular IDC
.
O 3 FECHA 2009 COM CHAVE DE OURO
.
Trilhando nosso caminho, sem técnicas preestabelecidas, leads, ou fórmulas mágicas, continuamos focados em nosso objetivo de promover a integração e trocas de idéias entre as diversas comunidades existentes. Nenhuma barreira ou fronteira irá se impor entre nós e essa finalidade. Não pode e não vai. Iremos transpor todos os obstáculos, sempre subvertendo o esperado.
Nenhuma escola de jornalismo européia ou americana conseguiu o linguajar nato da comunicação, como o jornalismo comunitário de raiz conseguiu. Aquele nu e cru, como a realidade. É em cima desse jornalismo que trabalhamos. Do jornalismo real. Que expõe suas vísceras e nervos, colocando o dedo na ferida. Nadando contra a maré.
Começou 2010. Virá 2011, 2012... E estaremos na luta, contando com o apoio comunitário e de algumas pessoas que já perceberam a importância e o diferencial de nosso trabalho. Não somos ONG, partido político, ou empresa privada, somos a vontade. Vontade de promover mudanças reais em mundo que anseia por elas.
.
O EDITORIAL DE FEVEREIRO
.
Fevereiro é mês de carnaval, onde todos aproveitam para esquecer seus problemas e cair na folia. No entanto, quarta-feira de cinzas chega; o mês acaba e todos nós voltamos à realidade: Péssimas condições de urbanização em nossas comunidades; saneamento precário; luz ineficiente; barro e uma infinidade de problemas.
Nós, do Impresso, acreditamos que os moradores de comunidades merecem o devido respeito. Aqui é Fabio da Silva Barbosa e Alexandre Mendes levando a voz do morro para o asfalto. Fazendo ecoar a verdade em toda parte. Levantando tudo aquilo que não passa na novela das oito. Aqui é você quem fala. Pode falar... Gritar... Cantar... Dizer... Aqui, ninguém te segura! O espaço é seu.
.
O QUE ESTÁ POR VIR?
.
Aaaa... meu chapa. Já estamos preparando o próximo número e está ficando bom heim. Fique ligado.
Para pedidos e contatos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário