quarta-feira, 16 de junho de 2010

DEU NO BOLETIM DA ALERJ

COMISSÃO PEDE AJUDA AO ESTADO PARA GARANTIR ASSISTÊNCIA A DESABRIGADOS


Pessoas dormindo no chão, sem receber o aluguel social e sem receber alimentação adequada. Este foi o quadro encontrado pelo presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), durante vistoria, nesta terça-feira (15/06), nos alojamentos do 3º Batalhão de Infantaria (3º BI), na Venda da Cruz, em Niterói, onde cerca de 130 famílias vítimas das chuvas de abril estão abrigadas. O parlamentar disse que irá encaminhar um relatório da visita à Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, solicitando a atenção do Estado no local, que está sendo administrado pelo Governo Municipal. “Vamos elaborar um relatório que será enviado ao secretário de Estado de
Assistência Social e Direitos Humanos, para que os alojamentos sejam dignos, minimizando o desamparo das pessoas, que só será resolvido quando todas as famílias receberem o aluguel social ou um novo imóvel para morar”, afirmou.

De acordo com o deputado, as famílias, que estão abrigadas em três alojamentos, estão dormindo em colchonetes ou lençóis no chão. “Muitas famílias ainda não conseguiram receber o aluguel social, e permanecem nos alojamentos porque não têm para onde ir com os filhos.”, informou o
parlamentar. Moradora do Viradouro, Eunice Benedita das Graças Pereira, de 55 anos, é uma das que ainda não conseguiu receber o aluguel social. Ela perdeu a casa soterrada por uma pedra em abril. “Estou aqui com minha filha e meus dois netos, de 6 e 15 anos. Já fiz o cadastro para receber o aluguel social, mas o papel que eu recebi da Defesa Civil não foi aceito. Não temos para onde ir, não podermos ficar no abrigo para sempre. Minha mãe está na casa de um parente porque tem problemas mentais e não posso trazê-la para cá, mas o tempo está passando e ainda não conseguimos uma casa”, desabafou.

Outra reclamação feita à comissão foi em relação à alimentação. Segundo os abrigados, a comida está sendo preparada por uma empresa localizada na cidade do Rio, e tem chegado em quentinhas. “As famílias estão reclamando da falta de qualidade no preparo dos alimentos, e dizem que estão recebendo o mesmo cardápio todos os dias. O quartel tem uma cozinha equipada, e há inclusive doação de itens como feijão e arroz. A comida poderia estar sendo preparada aqui”, ressaltou o Presidente da comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário