domingo, 7 de março de 2010

Entre obras do PAC e chuvas arrasadoras,

o Morro da Cocada conta sua história
.
Texto e fotos por: Alexandre Mendes
.
Estivemos no Morro da Cocada (Badú, Niterói), para saber como anda o PAC, nas suas diversas obras e projetos no local. Maria do Socorro, Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Morro da Cocada, nos contou que o andamento das obras tem sido lento, mas as mudanças na infraestrutura da comunidade "têm trazido significativa melhora na qualidade de vida dos moradores". Embora a companhia Águas de Niterói esteja trabalhando junto ao PAC nas obras, os moradores ainda sofrem com o transbordamento do canal.

O canal


O Impresso das Comunidades esteve no Morro da Cocada (Badú, Niterói), para saber como anda o PAC, nas suas diversas obras e projetos no local. Maria do Socorro, Presidente da Associação de Moradores e Amigos do Morro da Cocada, nos contou que o andamento das obras tem sido lento, mas as mudanças na infraestrutura da comunidade têm trazido significativa melhora na qualidade de vida dos moradores. O projeto conta ainda com uma parte de assistência social, administrando cursos para os moradores locais e, em segundo plano, os do entorno. "E tudo é muito organizado. Antes de iniciar qualquer curso, uma pesquisa é feita entre as pessoas, a fim de saber seu nível de aceitação." Explicou a Presidente. Ainda segundo Socorro, as mulheres são as que mais participam. Cursos como bombeiro hidráulico e informática também são muito procurados. Para tomar conhecimento das necessidades de cada rua da comunidade, Socorro conta com a ajuda de cinco "Representantes de Rua" e cinco "Suplen-tes", que lhe trazem os problemas nas reuni-ões da CAO (Centro de acompanhamento de obras), viabilizando o dinamismo na busca de soluções.

.
ENCHENTES

Barraca da Cristina. Uma das atingidas pelas enchentes.


Embora a companhia Águas de Niterói esteja trabalhando junto ao PAC nas obras, os moradores ainda sofrem com o transbordamento do canal, que corta a comunidade, em dias de chuva. O problema chegou a ponto de derrubar alguns muros de contenção nas margens do canal. A presidente pede para a Prefeitura que tome providências, com a construção de muros de contenção reforçados em suas margens. O cumprimento da promessa de tapagem do canal é aguardado pelos moradores, que contam: "Em dias de tempestade, o esgoto alcança a telha da "Barraca da Cristina". 

3 comentários:

  1. Senhores responsáveis,
    Quero deixar aqui minha insatisfação contra essa obra do PAC. Nós estamos a 07 meses depois dessa reportagem e poca coisa nós vimos de melhoria concreta para a população. A situação da barraca da Cristina permanece a mesma, canal enfrente a barrada da mesma também não foi feito nadae o risco de inundação continua, temos tambem a rua que estava no projeto para ser alargada e nada foi feito,retorno no final da rua, também não foi feito, muros nas casas também não foram feitos. Fizeram sim, pracinhas onde atrapalha a passagem de carros e gasta a verba maquiando o local. Fiquei sabendo que estão para construir 03 churrasqueiras para a população, as 03no mesmo lugar, no final da Rua atrás do banco HSBC. Gente estamos precisando de melhorias de acesso isso si, enviem uma equipe aqui no local pois estou disposto a falar, só que tem que ser rápido pois a empreiterira já está de saída. Um grande abraço.

    José Antonio daniel Alves

    ResponderExcluir
  2. aqui quem fala e novo presidente eleito da comunidade do morro da cocada todas as vezes que chove continua transbordando o valao em frente a barraca da cristina nao estamos aguentano mas com essa situaçao pois estao fazendo coisas sem enterese da comunidade enguanto o maior problema esta ficando para tras ja foi comunicado varias vezes a eng maria rita ea mirian mais mais nossos pedidos foram iguinorados pres ronaldo duarte

    ResponderExcluir
  3. Pra falar a verdade, essa obra está uma porcaria.Primeiro pq começou mal, já que mudaram o projeto que dizia que iria abrir ruas para acesso de carro e nada foi feito, só fizeram muito mal uma rua e aquele canal é fogo, quando enche ninguém pode passar correndo o risco de perder uma prova, o trabalho ou de ficar infectado tentando atravessar naquela água imunda.
    Outra tem eleição para presidente comunitário, antes da eleição eles dizem q vão fazer isso, aquilo e etc e até agora não vi nada do novo presidente q parece q só quer título.
    Isso tudo é uma vergonha!

    ResponderExcluir