quinta-feira, 11 de março de 2010

Morro do Céu pede providências

.

Marielson e Constantino mostram as péssimas condições do saneamento local.
.

A Associação de Moradores e Amigos do Morro do Céu está tentando solucionar um grave problema na Rua Gustavo Moreira: Um entupimento na rede de esgoto local. O caso foi relatado pelo Tesoureiro da Associação de Moradores, Marielson Rocha.
.

Texto: Alexandre Mendes
Fotos: Fabio da Silva Barbosa
.
A AMACEU (Associação de Mora-dores e Amigos do Morro do Céu) está tentando solucionar um grave problema na Rua Gustavo Moreira: Um entupimento na rede de esgoto local. O caso foi relatado pelo Tesoureiro da Associação de Moradores, Marielson Rocha. Ele nos contou que a Secretaria Regional da Ititioca já foi notificada e procurou, por diversas vezes, a companhia Águas de Niterói, entretanto, nada foi feito. "Eles vêm desentupir, mas daqui a pouco entope de novo, porque o problema continua." Explicou.
Constatamos, na rua em questão, um sistema de esgoto realmente precário. Marielson explica que o motivo do entupimento é gerado por uma má instalação dos tubos que vêm da creche, na entrada da rua. "Quando a EMUSA construiu a creche, deveria ter feito uma tubulação independente! Em dias de chuva forte, o esgoto transborda, causando transtorno para quem necessita da passagem e, principalmente, para as crianças que utilizam os serviços da creche". Marielson, que chegou a participar das obras de saneamento no Morro do Céu, junto aos trabalhadores da CLIN, inclui em seu pedido, a construção de uma calçada que pudesse viabilizar a passagem. " As crianças e adultos que utilizam a rua, caminham sobre a bosta!". Indigna-se.
.
O caminho do esgoto pela comunidade já está marcado no chão.

O tesoureiro acredita que uma boa quantidade de tubos de 150mm poderia solucionar o problema e está disposto a arregaçar as mangas e instalá-los na rede. Assim que o problema for solucionado, o Impresso das Comunidades se compromete a voltar ao local e relatar a melhoria.
.
OUTRAS QUESTÕES
.
Evidente que o entupimento é apenas um dos diversos problemas da comunidade. Marielson nos relata que o carro do fumacê não passa por alí há muito tempo e que a Prefeitura só disponibiliza ajuda quando há evidências de casos de epidemias. A quantidade de moscas e mosquitos no local é grande. A comunidade não possui nenhuma área de esporte ou lazer. O que dificulta ainda mais a qualidade de vida na localidade.
O grupo de moradores que administra a AMACEU já conseguiu durante sua gestão asfaltar três ruas. As conquistas poderiam ser maiores, caso os moradores colaborassem mais com a Associação, mas apesar de toda dificuldade, Marielson acredita na união da comunidade em busca de dias melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário