quinta-feira, 1 de abril de 2010

DIFICULDADES E VITÓRIAS NA ITITIOCA

Por: Alexandre Mendes
Fotos Alexandre Mendes
.

Ciara e Fafá

.
O bairro Ititioca já está há dois anos sem associação; no entanto, como é um lugar onde moram pessoas que declaram amar sua comunidade,  vem sendo assistido por uma junta de dez representantes. Juciara Carlone (Ciara), 50, e Flávio de Araúlo Silva (Fafá), 40, ambos representantes no local, nos receberam para um bate papo, falando um pouco sobre  melhorias, dificuldades e projetos do local. Antes de qualquer coisa, lembraram dos demais colegas que ajudam na ardorosa batalha de cuidar de sua comunidade. "Agradecemos ao Bira, Valéria, Valdenir (Feijão), Sérgio, Lúcio, Marília, Jorginho Patrícia e mais cinquenta colaboradores!".
Um dos problemas mais graves é a falta de água de algumas casas mais distantes da estrada. Estávamos comentando sobre o assunto, quando Denise da Conceição, uma entre os moradores afetados pela falta de água, surgiu no local. "Não temos água, nem para lavar o rosto. Pago entre R$ 38,00 e R$ 40,00 por mês e nada de água." Outro problema é a falta de creches para crianças de 0 a 10 anos. O local possui apenas uma creche com 90 crianças matriculadas. O Colégio Municipal Vila Costa Monteiro é a única escola no local. A instituição matricula crianças do Jardim à 4ª série. Ciara ressalta que "seria interessante se a escola oferecesse séries mais avançadas, se possível, o fundamental completo". O esgoto não difere de outras localidades visitadas, apresentando entupimento em alguns trechos. Um valão que começa no Capim Melado e acaba no Sapê, também preocupa. Recentemente, um rapaz contraiu leptospirose na região. Entretanto, Ciara está otimista quanto a chegada da solução desses problemas.   
.

Ciara conversando com Denise sobre a falta d’água

Como vitória, Ciara conta que a Saúde do lugar está sendo bem amparada pelo programa "Médico de Família". Apesar do elevado número de moradores, o Posto de Saúde conta com o Dr. Hubner, "médico sempre presente, zelando pela saúde da comunidade". Enquanto tomávamos um café, conversamos sobre o transporte público na Ititioca. Ciara diz que a comunidade é bem atendida pela Viação que faz as linhas do bairro, entretanto, aproveita o espaço para pedir à Viação Santo Antônio que inclua nas linhas que circulam no local, ônibus com porta para cadeirantes e aumento da frota da linha 34 (via Soares Miranda) nos fins de semana, pois o Hospital Azevedo Lima e Getulinho (Atendimento médico para crianças) fica na rota e o programa Médico de Família só funciona de 2ª a 6ª feira.
Apesar dos poucos projetos, os representantes comunitários estão desenvolvendo o Projeto Recomeçar, com torneios, passeios, atividades físicas e conversas informativas, criando canais de entretenimento e lazer, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade. O projeto aceita o apoio de quem mais se interessar. Fafá também aproveitou o momento para falar do pequeno projeto de área de lazer, idealizado por Lúcio (um dos representantes, anteriormente citado (início da matéria)). Este atende aproximadamente 100 pessoas, necessitando assim de captar recursos, junto à Secretaria Regional e apoio em geral, para continuar a obter sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário