quarta-feira, 21 de abril de 2010

“Várzea das Moças tem números impressionantes”

Por: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Fabio da Silva Barbosa
.
.
Moacir Gonçalves, 57, já conhecido do nosso Impresso, solicitou um retorno a Várzea das Moças e disse que havíamos visto no número anterior apenas o início do caos em que as pessoas vivem. Então partimos em mais essa reportagem sobre as mazelas impostas a grande parte de nossa população.
Um dos primeiros problemas apresentados por Moacir foi a deficiência no abastecimento de água no loteamento Jardim Lisboa, em João Nunes. Mas ele disse que nada se compara aos pontos mais altos da Rua Porto, onde já houve relatos de pessoas que ficaram até dois meses sem fornecimento. Nessa Rua, Moacir destaca também a necessidade urgente de asfaltamento e de um muro de contenção. A estrada da Serrinha foi apontada como um setor que nunca recebeu recapeamento, causando diversos trans-tornos aos motoristas devido aos buracos que se formam ao longo da mesma. O Parque Monte Alegre foi lembrado por necessitar de troca de manilhas.
.
.
“Várzea das Moças tem números impressionantes. 100% das ruas não têm saneamento básico. Moro aqui há 28 anos e ainda não tenho saneamento. Em algumas, existem poucas redes de esgoto improvisadas por moradores. Existem também alguns casos pontuais, onde essas redes são feitas por força de algumas construções. É o fim do mundo, ou início da desesperança. Mais de 80% das ruas não foram pavimentadas.” Indigna-se Moacir.
. .
Em um trecho da Estrada Velha de Maricá, o recapeamento feito em 2009 já está afundando, abrindo buracos no asfalto, trazendo transtorno aos motoristas. Entramos em diversas ruas onde o recapeamento e a limpeza se faziam necessários.
.
..
Rua Porto
Na Rua Porto falta asfalto e precisa de contenção nas ribanceiras e barrancos que já apresentaram casos de desmoronamento.
Andrea Cardoso de Aguiar mora há mais de 20anos na Rua e diz que o acesso está muito prejudicado. “Em dias de Chuva não entra carro nem moto. Árvores correm riscode cair e você pode até colocar que teve uma que já caiu e estamos precisando que venham cortá-la e retirá-la daqui.” Desabafa. Diane Cardoso, de 15anos, é outra moradora que chegou para reforçar as reclamações de Andrea. Ela nos mostrou a árvore e de onde ela caiu.
.
.
Rua Jean Valletaun D’ Moliac
Esta rua começa em Várzea e vai até Rio do Ouro. O estado de conservação dela é terrível. Buracos podem ser vistos sem precisar procurar muito. Moacir contou que, "desde 2004, quando foi efetuada a preparação de base e a primação (já deteriorados pelo tempo)" para sua pavimentação, a obra se encontra parada. De acordo com ele, a Prefeitura não intervém porque diz que foi licitado pelo Estado.
.
Cala Boca
.
.
Moacir nos levou, ainda, em outra parte de Varzeas, conhecida como Cala Boca. Lá, além do péssimo estado das ruas, um valão que passa pelas Ruas 3, 4 e 5 corre a céu aberto e tem transbordado em dias de chuva. Valterli da Costa, o popular Paulista, 60 anos, morador local, acredita que o manilhamento do valão seria uma boa solução para conter a proliferação de insetos e doenças.
.

4 comentários:

  1. Até hoje nada disso foi resolvido aqui no João Nunes

    ResponderExcluir
  2. solicitamos o mínimo de atenção por parte da subsecretaria de Varzea das Moças, para o loteamento parque monte alegre, tendo em vista a falta total de saneamento básico, ruas esburacadas e o mais incrível é o valor altíssimo que nos moradores pagamos pelo IPTU. Será que somente com a preseça do RJ tv que nos prometeu uma visita em breve, se fará algo?

    ResponderExcluir
  3. A prefeitura de Niterói declara abertamente 100% o saneamento básico do município,mas se esqueceu completamente do loteamento Parque Monte Alegre em Várzea das Moças ou .ignora a sua existência. Precisamos urgentemente de ação concreta.

    ResponderExcluir
  4. Solicitamos ao vereador Paulo Henrique uma ação concreta para o saneamento básico do Parque Monte Alegre, tendo em vista ser o único vereador que bem conhece os problemas da nossa localidade e sempre está nos assistindo.

    ResponderExcluir