segunda-feira, 5 de abril de 2010

Futebol faz a festa na Martins Torres

Por: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Fabio da Silva Barbosa
.
.Há 8 anos o projeto Nosso Amanhã foi fundado por Jorge Luiz Vitorino, o Dedé, na Martins Torres, em Santa Rosa, Niterói. São atendidas as faixa etárias de 4 a 17 anos de 8h até as 13h, com pausa às 9hs para o café. O foco do projeto são as Aulas de futebol, mas a partir daí, são feitas outras atividades. Lucas Vieira Alves Azevedo Santos, 13, por exemplo, diz que gosta da hora do bate-papo. Segundo ele, as conversas tratam de assuntos que buscam esclarecer pontos importantes. "A gente conversa sobre muitas coisas boas. Respeito é uma delas." Outro destaque no projeto é o fato da criança ter de estar estudando para poder participar, tendo de trazer a matrícula escolar, seus documentos, autorização dos pais e atestado médico no ato da inscrição. O boletim tem de ser apresentado todo o bimestre.
Dedé ainda lembra de quando começou, com apenas 15 crianças na escolinha de futebol. "Começou com o pessoal inteirando todo ano para fazermos a festa do dia das crianças. Aí começamos a achar que uma atividade por ano era pouco e pensamos em uma coisa maior. Em uma atividade constante que ocupasse o tempo das crianças com algo produtivo. Apostamos no futebol." Aproximadamente 3 anos depois, José Carlos Cunha de Souza, o Tukinha, viria a se unir a ele para somar forças. "Agora conseguimos apoio para os eventos. Mas, gosto sempre de lembrar que nossa maior força vem da comunidade. Eles acreditam no projeto." Diz Tukinha.
Atualmente são cerca de 100 alunos praticando futebol e o projeto conseguiu um espaço com as senhoras Lurdes e Marina para a prática do esporte. Algumas parcerias são lembradas com carinho. "Ficamos felizes por ter pessoas que ajudam de coração. Entre elas estão Reginaldo, Cláudio, Dona Lídia, Márcia, Dona Nina, Gisele, Rogério Cachorro, Marcos, Rodrigo, Marquinhos de Odir, Rosalina, Dona Lurdes, Dona Marina, entre outros... Tem também a Citilar, a Clinica DERT, a Padaria do Naldo, a Creche Comunitária Amália Franco (IGE); a viação Araçatuba contribuiu com uniformes no ano de 2007 e a Real Tortas vinha contribuindo com uma torta para o aniversariante do mês. Precisamos que esses colaboradores continuem conosco para dar andamento na idéia" Explicam Dedé e Tukinha.
E não são só as crianças que se envolvem nas atividades. Rosalina Vieira Alves é uma das mães que apóiam a idéia e ajuda nos eventos. "Ela faz os cachorros quentes e ajuda em tudo que pode. Muitas mães estão ajudando", conta Tukinha. Outro motivo para comemoração é a vitória em campeonatos, como o interbairros, de 2007. Dedé, que também é sambista e compositor, pensa em, futuramente, agregar elementos culturais e musicais no projeto. Animado, conta que algumas crianças já montaram grupos de dança. "Existem dois grupos formados por iniciativa das próprias crianças. Os Anjinhos e os Queridinhos."
.
Eventos:
Dia das crianças
Festa Junina
Passeio de final de ano
.
Depoimentos:
.
"Meu pai me levou e foi muito legal porque me receberam bem.
Lá a gente faz exercício, conversa, joga bola... Tem festa."
Lucas Vieira A. A. Santos, 13,
aluno do projeto
.
"Gosto muito do projeto.
Eu e meu irmão Lucas iremos continuar esse ano, não queremos sair porque gostamos de jogar futebol."
Débora Cristina Vieira Alves Azevedo Santos, 12 anos
.
"Vejo como um incentivo para as crianças se envol-verem em coisas positivas. Estive observando na ultima festividade como as crianças são trata-das... A alegria no rosto delas... Todo o ambiente é muito agradável e saudável. São coisas que valem muito a pena. Isso é muito importante para nossa comunidade. Tenho pedido sempre a Deus para esse projeto não acabar."
Carlos Martins, 49, morador da Martins torres
.
email para contato com o projeto:
tukinha.nit@gmail.com
.
.

Um comentário: