domingo, 18 de abril de 2010

Iniciativas comunitárias

Por Alexandre Mendes
.
PROJETO SEMEANDO
Semeando o bem no Rio do Ouro
.

Foto por Alexandre Mendes

.
.Já faz algum tempo que o Projeto Semeando vem agindo na luta pela inclusão social dos moradores da comunidade Bela Vista, São Gonçalo, através de cursos técnicos e aulas de Jiu-jitsu, para pessoas de diversas idades (os moradores do entorno também são bem-vindos). Conheci Márcio Picanço, o cordenador deste belo projeto, ao acaso, mas o Professor de Jiu-Jitsu, Daniel Militão, o popular Torpedo, já havia pedido para cobrir o assunto antes.
.

Foto por Alexandre Mendes
.

Márcio nos contou que tudo teve início em uma pequena garagem, que funcionava como oficina mecânica. Lembrou que, no término das aulas, os alunos (no início, apenas crianças) recebiam um lanche. Com a posterior adesão dos pais dessas crianças ao nascente projeto, tornou-se impossível sua execução dentro da pequena garagem. Mudaram-se, então, para um espaço maior, cedido pela Igreja Cristã da Aliança. Atualmente, o projeto atende cerca de 200 famílias, com atividades para todas as idades. Uma taxa simbólica é pedida (aos que podem pagar), no valor de dez reais. Márcio explica que o recurso é investido na ajuda de custo dos voluntários e busca a valorização do trabalho por parte dos alunos. "O curso de corte e costura já está montando uma cooperativa", comenta entusiasmado, o coordenador.

.
PROJETO RECOMEÇAR
Quebrando Barreiras e preconceitos
.
Foto Fabio da Silva Barbosa
.
Tudo começou de uma conversa entre representantes da Associaçãode Moradores da Ititioca ,"incluindo o Dudu e o Toquinho", onde todos concordaram que a comunidade estava precisando de um projeto que a ocupasse com práticas úteis para ela. Flávio de Araújo Silva (Fafá), 40, comerciante e um dos representantes da Associação local, nos conta que existe certo preconceito sobre o bairro que precisa ser combatido: "Dentre os nascidos na Ititioca, alguns se tornaram advogados, professores e temos até padre."
O projeto já está funcionando há 6 meses e atende na Creche Cantinho Feliz, com cursos de fuxico, pintura em tecido, bordado e alfabetização.O futebol e a capoeira estão sendo promovidos na quadra da Ititioca. Segundo Fafá, o número de participantes chega, aproximadamente, há 100 e pretende atender muito mais. " Moradores de comunidades adjacentes também são bem-vindos!"
Apesar de tudo, Fafá desabafa sobre a falta de apoio e pede ajuda. Outro problema citado foram os poucos adultos inscritos na alfabetização. Fafá pede aos moradores que aproveitem a oportunidade: A educação facilitará a vida deles." Ele agradeceu aos moradores e colaboradores que simpatizam com a idéia. "Em breve, incluiremos no projeto, aulas de salão e Hip-Hop, com o Professor Welington."
CURSOS E INSTRUTORES:
. Alfabetização- Marília, Birão e Lorena
. Artesanato- Ciara, Valéria, Dona Carmem, Francine, Selma, Helenice e Nilza
. Futebol- Dudu, Zé Maria, Porró e Lucinho
. Capoeira- Mestre Chocolate, Instrutor Akuma e Keila

Nenhum comentário:

Postar um comentário