segunda-feira, 24 de maio de 2010

AÇÃO COMUNITÁRIA NO LOTEAMENTO BELA VISTA

Por Alexandre Mendes,
morador do
Bela Vista
e organizador
do GACRUMA



São nas fronteiras entre municípios que encontramos as piores comunidades, em condições de infra-estrutura. Em certos lu-gares, em pleno século XXI, podemos encon-trar ruas não reconhecidas pelas prefeituras; sem água encanada; asfalto ou esgoto. Essas comunidades estão paradas no tempo. É comum ver moradores carregando latas d’água ladeira acima ou perdendo seu dia de descanso do trabalho tapando os buracos da sua rua. Esse é o caso do Loteamento Bela Vista. Situado à margem esquerda de quem vai para o Rio do Ouro, na Estrada Velha de Maricá, altura da Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (ANDEF).
A maioria dos moradores adquiriram suas posses, comprando das mãos de um vereador, na década de 90. No documento que possuem, há promessas que nunca foram cumpridas... Para ter uma idéia, a AMPLA só se fez presente na comunidade em 1999, e mesmo assim, acrescida de uma multa que os moradores tiveram que pagar, por um serviço que nunca havia sido prestado, de fato, pela empresa. Onze anos se pasaram e a comunidade ainda não possui calçamento, água ou esgoto. O abandono pode ter sido acentuado pela desunião dos moradores, como um todo.
Foi em 1º de março desse ano (2010) que apenas um trecho da comunidade conseguiu articular um grupo de ação comunitária, afim de sanar os problemas ocasionados pela distância do poder público. Surgiu então o GACRUMA (Grupo de Ação Comunitária da Rua da Mangueira). Eu, Alexandre Mendes, 33, rodoviário e estudante de História, sou o responsável pela iniciativa do grupo.
Fizemos uma reunião e conseguimos arrecadar entre os moradores uma quantia esse mês, que nos enche de esperança em conseguir asfaltar a rua (ou trecho dela) até o fim do ano.
A emissão de recibos e transparência na prestação de contas é fundamental.
Entretanto, ressalto que alguns moradores não participaram da reunião ou não se prontificaram em contribuir na arrecadação, o que pode causar um retardo na chegada das melhorias.
Já entramos em contato com a Ouvidoria da Prefeitura de São Gonçalo, Nova Cedae, Wagner Montes e até agora nada. A cada dia que passa, percebemos que estamos realmente sozinhos. Se não nos unirmos por essa causa, continuaremos na mesma.

- Caminhões de aterro ou entulho, pois não temos mais aonde cavar, para tapar os buracos da rua.
- Lâmpadas, pois a cada temporal ficamos na escuridão em certos trechos.

- Materiais de Construção, que viabilizem o asfaltamento ou canalização do esgoto.

- Escada alta, para que possamos trocar a luz dos postes.

- Assessoria jurídica: Algum advogado de bom coração que pudesse nos ajudar a legalizar o loteamento na Prefeitura.
Aproveito para agradecer a todos os moradores que estão empenhados na melhoria do local e, particularmete, ao morador Riquinho, que passou grande parte das suas férias consertando a rua ( que já está toda esburacada de novo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário