segunda-feira, 17 de maio de 2010

PROJETO CAPOEIRA CIDADÃO

Texto e foto por: Alexandre Mendes
.
Foi em 2003 que André Luiz Henriques da Silva, 33, popularmente conhecido como contramestre Americano, juntamente com outros companheiros, criou o Grupo Abá de capoeira. Daí o grupo sentiu a necessidade de implantar um projeto social dentro das comunidades adjacentes ao Sítio de Ferro, Pendotiba, comunidade onde iniciou o projeto. O trabalho baseia-se no modelo do Projeto Capoeira Cidadão do Mestre Paulão, em Magé.
Atualmente, o trabalho estende-se às comunidades do Cantagalo, Monan e Sapê. O contramestre Americano e professores Bom-Cabelo e Biriba, se dividem pelas comunidades, levando a arte da capoeira aos “menos agraciados”. O projeto também vincula a capoeira à educação. “Para participar, tem que estar estudando”. Diz Americano. No dia sete de Fevereiro, foi realizada a cerimônia de formatura (Batizado), onde os alunos que se destacaram ganharam a primeira corda.
Vale ressaltar que o Projeto Capoeira Cidadão não tem fins lucrativos e está em busca de possíveis apoios ou parcerias.
.

.
Contramestre Americano cita o estatuto: Capoeira Cidadão é um projeto civil de direito privado cuja missão institucional é promover e divulgar a cultura afrobrasileira e suas demais manifestações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário