sábado, 29 de maio de 2010

Projeto Recomeçar - 1 ano de Atitude

Por Flávio de Araúlo Silva (Fafá)



O Recomeçar se reuniu pela primeira vez no dia 24/03/09 e assim por mais 3 meses seguidos. Trocando e planejando o que podia ser feito para darmos início a este movimento comunitário. Vinte pessoas reunidas periodicamente e a vontade em cada uma delas de tentar fazer uma comunidade melhor. Muitas sugestões. Vontade também de mudar o olhar preconceituoso em relação ao nosso bairro. Nascidos e criados aqui, já demos ao mundo administradores de empresa, pedagogos, fisioterapeutas, advogados, um padre e uma diversidade de profissionais. Daqui sairão muitos outros.
A primeira atitude iniciada no recomeçar, e talvez o mais importante, foi a alfabetização de jovens e adultos. Atividade essa, que desde fevereiro de 2010, vem tendo respaldo do Projeto Brasil Alfabetizado da Secretaria de Educação. Logo depois veio a implantação do artesanato, com aulas de fuxico, pintura em tecido e bordado. Seguindo adiante fizemos uma parceria com o instrutor de capoeira Akuma, cedendo a essa atividade berimbais. O futebol de crianças foi iniciado também e hoje tem em torno de 40 crianças participando todos os sábados. A mais nova atividade do Recomeçar é o reforço escolar, tão solicitado por pais de crianças com dificuldades na escola.
Nosso projeto é feito com o serviço voluntário de pessoas que doam uma parcela do tempo de suas vidas durante a semana, sem cobrar pelo que fazem. Somando essas pequenas parcelas de tempo doadas, temos um efeito muito significativo. Para todos, isso é o resgate da cidadania e auto-estima do ser humano. O Recomeçar tem se mantido através de recursos captados de um bingo realizado com sucesso ano passado e por parcerias como com o Crer-sendo. Tendo a iniciativa de realizar a primeira ação comunitária do Recomeçar no dia 20/03/2010 no espaço cedido gentilmente pela Escola Vila Costa Monteiro, pelas diretoras Gilda e Rita e as coordenadoras Maria Fernanda e Graça, podemos dar acesso aos moradores da Ititioca a serviços primordiais, como a aplicação de flúor, corte de cabelo, terapias, entre outros.
Outro parceiro que não podemos esquecer de citar é o Professor Stealing do IFEC (Instituto Interamericano de Fomento a Educação Cultura e Ciência). Grande incentivador da educação e de seus mecanismos, a fim de que se possa viabilizar cada vez mais o ensino nas comunidades carentes. Outra que vem colaborando com esse processo educacional é a Secretaria de Educação, através do projeto Brasil Alfabetizado.
Tendo nosso ideal completado 1 ano, gostaríamos de fazer alguns agradecimentos: Ao Fabio e ao Alexandre, que nos procuraram pela primeira vez afim de falarmos sobre o Recomeçar e das dificuldades da nossa comunidade. Vocês continuarão, tenho certeza, essa luta. Luta que é acentuada pelo prazer de produzir as entrelinhas deste impresso. O caminho desses jovens jornalistas está apenas começando e irá muito além. Conhecendo a filosofia dos autores desse jornal, afirmo que o Impresso das Comunidades não foi criado apenas como canal de divulgação de pequenos negócios de bairros de Niterói, mas principalmente, para divulgar grandes ações organizadas em várias comunidades que clamam por recursos e mecanismos necessários para se fazer um pouco melhor o dia a dia de seus moradores. Fabio e Alexandre, o Recomeçar não está sozinho nessa caminhada, nem vocês. Estamos juntos.Agradecemos também às pessoas que começaram essa trajetória, mas que, por algum motivo, não estão mais nessa caminhada do Recomeçar e aos que permanecem: Alfabetização - Bira e Marilia Artesanato - Valeria, Carmem, Nilza, Elenice e Selma
Capoeira - Akuma e Keiza
Futebol - Dedé, Lucinho e Zé Maria
Reforço escolar - Janaína
Aos que breve desenvolverão atividades:
Dança de salão e hip hop e a seresta dançante – Professor Welington e Zé Pretinho
Jiu jitsu - Professor Guilherme e os amigos Leandro, Melão e Juninho
Pintura básica em automóveis – Fabinho
Agradecimentos aos outros integrantes do Recomeçar: Sergio, Galocha, Jorginho, Feijão, Lorena, Vanderlei, Patrícia, Graça, Maria Fernanda e Toquinho.
Nos reunimos quinzenalmente. Às 2° feiras, 19:00hs, na Rua Belo Horizonte, n° 43, Ititioca.
Esperamos novas sugestões e idéias. Só assim estaremos dando um importante passo para recomeçar uma comunidade melhor.

Um comentário:

  1. Já estão abertas as inscrições para o VII CONCURSO PLÍNIO MOTTA DE POESIAS. Mandem seus poemas até 15 de julho de 2010. Valor da inscrição (R$2,00).
    Informações: Biblioteca Municipal Gentil Vieira da Silva. Rua Major Feliciano, 990 - Centro - Machado (MG). Ligue (35) 3295-6099 ou (35)3295-2025 A/C Prof. Adauto.
    Peçam o regulamento e tirem suas dúvidas, através dos e-mails: academiamachadensedeletras@gmail.com //ou // machadocultural@gmail.com

    =============================================

    FANZINE EPISÓDIO CULTURAL


    O Fanzine Episódio Cultural é uma publicação bimestral sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais. De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar a sua arte”.

    Sobre o editor:

    1964: Nasce em Machado-MG
    1966: Muda-se para São Paulo/SP, onde surge sua paixão pelo Cinema.
    1995: Retorna para Machado, passando a pesquisar a trajetória do Cinema local.
    2005: Edita a Revista do Cinema Machadense (1911-2005)
    2006: Compõe três letras gravadas pela banda finlandesa “Força Macabra”
    2008: Lança o livro “O Anjo e a Tempestade” sob o pseudônimo Agamenon Troyan.
    2008: Edita o Fanzine Episódio Cultural
    2009: Edita o Jornal Ciclone
    2010: Novo membro da Academia Machadense de Letras

    Contatos:

    E-mail: machadocultural@gmail.com
    MSN: machadocultural@hotmail.com
    Twitter: www.twitter.com/episodiocultura
    Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=1464676950&ref=profile
    Myspace: www.myspace.com/tarokid2003
    Blog: http://www.fanzineepisodiocultural.blogspot.com
    Skype: tarokid18
    Orkut: Carlos Roberto (Episódio Cultural)

    Vídeos

    Revista do Cinema Machadense; pela TV Alterosa (SBT)
    http://www.youtube.com/watch?v=msoR2iUr-8M

    Livro “O Anjo e a Tempestade” e Fanzine Episódio Cultural
    http://www.youtube.com/watch?v=5gyGLdnpuvQ
    FUI ENTREVISTADO PELO "CARDÁPIO CULTURAL". ACESSEM http://cardapiocultural.podbean.com/2010/03/12/poetas-e-poesias/ E CLIQUEM EM “POETAS E POESIAS” PARA OUVI-LA.

    O FANZINE EPISÓDIO CULTURAL ENTREVISTOU NO DIA 24 DE ABRIL DE 2010, GISELE FERREIRA, DIRETORA DA GSC EVENTOS, QUE, JUNTAMENTE COM SUA EQUIPE, ORGANIZOU A V FEIRA NACIONAL DO LIVRO DE POÇOS DE CALDAS-MG.:

    http://www.youtube.com/watch?v=jIQ_LE6qCfU

    SEMANA CULTURAL NO CESEP DE MACHADO-MG. FINAL APOTEÓTICO COM O BLUES ROCK DO GUITARRISTA E COMPOSITOR, ROBSON AMANO.
    NOS VOCAIS, ARNALDO (ATUAL VOCALISTA DO MR. CLOWN). ESTE BLUES FOI GRAVADO EM 2007.
    http://www.youtube.com/watch?v=fB6T29v6KNE

    ResponderExcluir