quarta-feira, 14 de julho de 2010

340- RELATO DA TRAGÉDIA NO CUBANGO

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes


.
Michael de Paula da Silveira, 26, estudante de História, nascido e criado na Travessa José, 650 (comunidade anexa a 340), No Cubango, Niterói, nos relata a seguir, o que ele vivenciou no dia da tempestade que colocou abaixo diversas casas do 340. Para ele, o drama ainda não acabou:
“ Tinha acabado de chegar da faculdade e, antes que conseguisse chegar em casa, a chuva começou a ficar forte. Me abriguei sob o toldo de uma padaria, próxima a entrada da minha rua. Ouvi um barulho e percebi que a parte de trás da casa de Mariana (sua conhecida) havia desabado. Corri para avisá-la, pois ela estava dormindo e nem havia escutado o que acontecera. Nesse momento, ouvi gritos de socorro, vindos de uma casa próxima que desabava. A família que morava alí conseguiu sobreviver, porém, tivemos que resgatar duas crianças que ficaram com as pernas presas no barro. Daí, os moradores foram saindo de suas casas rapidamente, levando com eles agasalhos e o que mais podiam salvar. Nisso, mais duas casas desabaram. Em uma delas, pai, mãe e filha conseguiram se salvar. Um filho morreu. Na outra casa, uma menina ficou soterrada. Enquanto o pessoal tentava tirar a menina dos escombros, um dentre eles caiu na lama, ficando preso. Uma árvore envolta em fios da rede elétrica caiu sobre ele. O local teve que ser evacuado por causa da descarga elétrica. A menina e o rapaz morreram alí mesmo.”


Perguntado pelo “Aluguel Social”, Michael comenta que a defesa Civil não revisou todas as casas ao longo da Travessa são José, deixando muitos moradores sem o laudo necessário para recorrer ao benefício (Laudo Permanente). Entretanto, Michael afirma que a maioria já está recebendo.
Mas, para Michael, o estado de alerta ainda não acabou. Há muita gente morando em casas que estão prestes a cair, porque o laudo emitido pela defesa Civil consta como “temporário”. Há casas mais ao alto que, como uma bola de boliche, jogarão por terra diversas casas abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário