quarta-feira, 28 de julho de 2010

O PAC da Rua da Mangueira

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes
.

Moradores mostrando que é possível construir uma realidade melhor com as próprias mãos..

.
Quem pensou que fosse o Programa de urbanização do governo, pensou errado. O PAC da Rua da Mangueira (Loteamento Bela Vista, Rio do Ouro) significa “Plano de Ação Comunitária”. O organizador do GACRUMA (Grupo de Ação Comunitária da Rua da Mangueira) que vos escreve, andava quebrando a cabeça por aí, atrás de entulho para tapar os buracos da rua, mas começo esta matéria tirando o chapéu para o militante do Grupo, Jorge da Conceição, 30, zelador. O cara conseguiu que um motorista do disque-entulho nos trouxesse algumas caçambas. Combinamos de espalhar o entulho pela rua no sábado de manhã (05/06). Ao começar o trabalho, já contávamos com dois membros. Lá pelas dez horas da manhã, já éramos sete, trabalhando incessantemente em torno de nosso objetivo. Terminamos o trabalho às 15:00. Suados e satisfeitos, nos confraternizamos com um prato de comida apimentada e cachaça (nem todos beberam).

.
Muita animação e união marcaram o dia de trabalho.
.
As caçambas não saíram de graça. Nos desgastou muito, correr atrás de dinheiro entre os moradores. Por ser um serviço periódico (pois quando chove, leva todo o entulho), voltamos a pedir que descarreguem o entulho indesejado em nossa comunidade. Buraco aqui não falta e nossa arrecadação está voltada para o asfaltamento das ruas da Mangueira e anexa.
Espero que a ação do Grupo sirva de exemplo para moradores de outras comunidades. Não adianta cruzar os braços e esperar que o trabalho caia do céu; que algum político faça todo o trabalho; que tudo venha sempre de graça. Muitos grupos e associações por aí estão capengas, porque ninguém do lugar se interessa em agir. Tem suor pra dar? Faça! Não tem suor, mas tem dinheiro? Contribua! Participe das reuniões, opine. Qualquer prédio de bacana tem reunião, síndico e taxa de condomínio.
Faça a sua parte.
.

Jorge da Conceição com seu filho João Gabriel, de 4 anos. Passou a metade do dia de seu aniversário consertando a rua.

Parabéns

.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário