terça-feira, 27 de julho de 2010

Pracinha do Calixto e seu idealizador

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes
.

.
Foi através do Projeto Recomeçar que conhecemos um de seus ilustres membros, mentor de um projeto de área de lazer, chamado Pracinha do Calixto, em Ititioca. Lúcio Flávio Barbosa de Oliveira, 36, construtor civil e profissional em sonorização, nasceu na própria comunidade, porém aos 13 anos, foi morar em Petrópolis com sua família. Retornou à Ititioca, há 10 anos, e notou que nada mudara lá.
Acostumado com a beleza de Petrópolis, Lucinho percebeu que se não colocasse a mão na massa, o Calixto continuaria a mesma coisa. “ As crianças em Petrópolis costumam dar bom dia e cumprimentar, aqui não tinha isso. Além do mais, as crianças brigavam muito. Hoje, eles brincam aqui e ficam em paz.” Lucinho explica que comprou o lote há dez anos e começou a construir a área de lazer, sem olhar para trás. Hoje, a Pracinha do Calixto conta com um campinho de futebol, dois banheiros (um ainda em construção), TV tamanho telão com vídeo game e espaço isolado com brinquedos (gangorra, balanço, escorrega, etc), todos esses, construidos com material que sobrou das suas obras.Sendo Lucinho, um dos fundadores e idealizadores do Projeto Recomeçar e sua bandeira, seu projeto se fundiu a esse.

.
”Ninguém me ajudou no início, mas hoje sei que conto com o Projeto Recomeçar.”
Lucinho
.
O resultado da pracinha veio com a mudança no comportamento das crianças e o carinho. Quando ele ouve chamarem a praça de “Campinho do Tio Lucinho”, ele confessa que considera isso, seu pagamento. “Às vezes, chego cansado da obra, ligo o Playstation e chamo as crianças para jogar.” A confiança dos pais em deixar seus filhos sob a tutela de Lucinho e sua esposa, é plena. “Ganhei um terreno em Petrópolis e outro na Bahia, mas jamais abandonaria isso aqui.” Sobre o Calixto, Lucinho ressalta a carência de urbanização do local, nas reuniões do Recomeçar, lembrando do lugar como o “cantinho esquecido do nada”, cheio de pequenas trilhas (apelidadas por ele de “lá vai um”).
A Pracinha do Calixto necessita de tela de proteção para o campo e material em geral, para terminar os muros e pavimentar a praça.
Se alguém se interessar em ajudar, os telefones são:
2618-7497
2618-7661
(Projeto Recomeçar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário