quinta-feira, 15 de julho de 2010

NOTÍCIAS DO BURACO QUENTE

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes


A comunidade do Buraco Quente está situada em Várzea das Moças (São Gonçalo). Quem nos levou até o local, foi o morador Arivaldo da Conceição, 36, conhecido como Vampeta, motorista e síndico do Condomínio Vila Áustria. Entramos na comunidade pela Estrada Áustria e Vampeta logo foi nos apresentando aos comerciantes da região. Seu Elias da padaria, morador do Buraco Quente há quatorze anos, comentou: “A estrada está muito ruim e quando chove, alaga tudo.”

Josimar e sua casa ilhada pela lama.

Paramos em seguida no Bar da Cláudia. Enquanto ela afirmava que “o bairro é maravilhoso”, seu cliente contestava e, novamente, a rua que alagava com as chuvas era citado como o problema principal.

O Bar da Cláudia e seus frequentadores.

Vampeta nos mostrou as ruas de acesso à Linha (comunidade anexa) e constatamos a falta de asfalto e iluminação pública. Uma delas possui até um obstáculo de cimento, feito para conter os alagamentos. Passamos por um terreno baldio com uma caçamba de lixo na entrada. Vampeta nos conta que as crianças brincam por alí, com frequência. O mato está baixo, mas às vezes fica enorme e isso não impede às crianças de brincar no terreno. Portanto, Vampeta diz que está reivindicando a transformação do terreno baldio em área de lazer para as crianças, na Prefeitura.

Vampeta ao lado da caçamba: Depósito de lixo ou área de lazer?

Enquanto caminhávamos estrada a dentro, Osmarino da Silva Brum, 62, pedreiro e morador local há sessenta anos, desabafou a origem dos alagamentos em dias de chuva.”O vizinho fez um muro que invade a rua, tapando a saída do valão. Por sua vez, a água volta e alaga tudo. Ele teve a ‘boa idéia’ de colocar manilhas de 40º para canalizar um valão inteiro!”

Por onde jorra o esgoto das manilhas

Fomos até o tal muro e a situação da rua é de arrepiar. A lama chega a tal espessura, que se não fosse a calçada, não daria para caminhar por ela. Josimar, motorista, 38, fez um cimento na porta de casa para amenizar o problema.


“A Prefeitura precisa tomar uma providência.” Josimar


Em outra rua encontramos outro absurdo, que agora parece hábito da AMPLA (como vimos na Garganta, em Niterói, na edição anterior): Largam os postes pendurados por cabos de aço, amarrados em árvores e nunca mais retornam.
Na volta do caminho que fizemos, conhecemos o morador Thiago Ferrer, 25, serviços gerais, que pede: ”Pavimentação,iluminação e esgoto para todos! Ainda precisamos de muitas melhorias por aqui!” Os canos de água seguem por debaixo da rua, mas a água só vai até os limites do condomínio Vila Áustria. O asfalto, também, não vai muito além do condomínio. O esgoto é precário, pois nem todos tem o seu ligado a rede e o tal muro impede a circulação do valão, alagando tudo. A iluminação pública é inexistente em algumas ruas. Os moradores pedem encarecidamente providências.

Thiago Ferrer e Vampeta

.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário