quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chapéu - Escolinha de futebol no Atalaia


Por: Alexandre Mendes
Foto: Alexandre Mendes
.


O IDC foi até a escolinha de futebol no Atalaia, para ver de perto, o projeto do grande guerreiro Sebastião dos Santos, 50, mais conhecido como Chapéu. Ao chegarmos no campo, fomos calorosamente saudados pelos jogadores mirins. Chapéu deixou os meninos a vontade para a entrevista: “O quê vocês querem falar?” E pronto. Os meninos listaram precisamente, tudo do que necessitavam. Grama sintética; tela de proteção nova e iluminação em volta do campo; expansão do campo e construção de banheiro; conserto das traves; bolas; chuteiras ou tênis de diversos tamanhos; shorts e coletes.
Chapéu comenta que a maioria daqueles meninos têm o sonho se tornar um jogador profissional. Crianças e adolescentes participam do projeto, em um total aproximado de 60 alunos. Chapéu enfrenta dificuldades para manter o projeto (que já está na praça a trinta anos) e desabafa conosco: “Tanta criança participando e quem te ajuda? A bola estourou e comprei uma nova ($40,00) do meu bolso”. Os uniformes também se tornaram um problema. Chapéu diz que remenda os buracos das blusas e shorts com frequência, mas chega um momento que se torna impossível seu uso. O projeto atende, além de crianças da comunidade, jovens de outras localidades. Nesse dia haviam crianças do Fonseca, Cavalão e Grota. Ficamos sensibilizados quando, em meio à chuva de pedidos dos meninos, Paulo César, um menino de 12 anos gritou para o grupo: “ Fica quieto! Desse jeito, nosso sonho não vai ser realizado!”
Cumprindo a promessa que fizemos, citamos a seguir, os nomes dos meninos que foram entrevistados: Jeferson Ribeiro Rodrigues, 10; Marcus Vinícius, 13; Pedro, Ramon, Gabriel, Vitor, Valter, Mateus, Breno e ufa... outros que não conseguimos entender o nome, por motivo de euforia dos entrevistados.

Para quem está disposto a praticar uma boa ação, é só ligar para
8543- 1481 e falar diretamente com o nosso amigo Chapéu.





Nenhum comentário:

Postar um comentário