segunda-feira, 23 de agosto de 2010

AEROGRAFITE É PURA ARTE

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes

Quem viveu na década de 80, lembra dos ditos “pichadores”, como jovens rebeldes que pintavam as paredes brancas da cidade com seus pseudônimos. O tempo passou e o que era considerado marginal, fluiu para o caminho da arte e muitos desses jovens (das décadas seguintes também) se tornaram artistas. Podemos ver maravilhosas pinturas enfeitando diversas paredes da cidade. E a arte não para por aí. O aerografite, que consiste em desenhos feitos por jatos de tinta, também nasceu daí.
.


Um dos talentosos profissionais que praticam o aerografite é Jorge Maurício da Silva Curvello, 31, (mais conhecido como Dark), morador da Igrejinha, (no momento residindo em São Gonçalo). “Desenhei sempre, desde menino. Cheguei a ser pichador, mas os meus amigos começaram a praticar o aerografite e eu achei maneiro.” Conta Dark, que já desenvolve o trabalho há 8 anos, aproximadamente. “No início, trabalhava em casa nas camisas e por fora, trabalhava como entregador de cestas de café da manhã.”
Quando perguntado pelo estilo de pintura mais pedido em seu estúdio, Dark respondeu: “Hoje em dia é bem variado. Hello Kitty e Betty Boop , eram o “top da parada”, quando comecei. Hoje, eu posso dizer que o mais pedido são pinturas evangélicas e de funk.”
Dark comenta que a aerografia ainda é pouco explorada em Niterói, “mas o mercado de trabalho é bom, justamente por isso!” Chegou a surgir algumas oportunidades para dar aula, mas, infelizmente, Dark não conseguiu conciliar com o trabalho e desistiu.
Pedimos a ele que desse um recado para a geração atual de pichadores e ele respondeu:
.


“O primeiro contato é a pichação, mas depois amadurece a idéia e trabalha com ela ou, então, se aposenta.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário