sábado, 21 de agosto de 2010

Festa de encerramento do período, no Projeto Social Educar

Por: Alexandre Mendes
Fotos: Alexandre Mendes
.

Sonia
.
O IDC foi convidado a cobrir a festa das crianças, na Alameda do Vale (Garganta), em 16/07. Infelizmente, a noite era muito chuvosa, o que atrapalhou um pouco que todos comparecessem. Enquanto Sonia Maria dos Santos, 39, organizadora do Projeto e nossa anfitriã, organizava as cadeiras e arrumava os pratos de guloseimas sobre a mesa (ela e suas amigas), tivemos o grande prazer de conhecer seu irmão, Sidnei dos Santos (Sidnei Garra), 46, autônomo, fundador do bloco de carnaval local (Garra de Ouro) e colaborador do Projeto Social Educar.
.
Sidnei

Sidnei conta que o Bloco Carnavalesco, inicialmente, se responsabilizou pelo desenvolvimento do projeto. “ Fizemos a integração entre Bloco e Projeto e buscamos o reconhecimento do trabalho frente ao Estado, através do CNPJ, mas, mesmo assim, posso afirmar que as coisas são bem difíceis. O governo apoia, sempre com mais facilidade, projetos feitos por celebridades, os quais já têm dinheiro para viabiliza-los. Projetos de comunidade não têm a mesma facilidade para serem apoiados.” Apesar de tudo, Sidnei continua na batalha por um mundo melhor em sua comunidade, ajudando no Projeto Social Educar e agradecendo a sua irmã, Sonia. “Ela é a pessoa que mais luta para que o trabalho continue existindo aqui.” A Tia Sonia conseguiu o material e quitutes para a festa, contando com a verba arrecadada em uma rifa (que não foi suficiente), comida trazida pelos participantes e seu marido, que comprou os refrigerantes.
.

Edna

Em depoimento, Ediná da Conceição Oliveira, mãe de Alexandre, 8, e aluno do Educar há um ano, resume a importância do trabalho no local: “O Projeto é uma obra social fundamental para as crianças da comunidade. Aqui, elas absorvem melhor tudo aquilo que não aprendem ou conseguem entender na escola e, quando terminam, devolvem o material que utilizaram (aprendendo a conservar o que é reutilizável). O amor por tudo que é desenvolvido aqui, também é importante para eles. Alexandre melhorou muito. Pena não haver um espaço anexo ao do Projeto, pois, se ele fosse ampliado, atenderia muito mais gente.”
O Projeto Social Educar espera doações que possam suprir necessidades inerentes ao serviço docente e afins.
Os telefones para contato são: 2611-5629/ 8716-7450

Nenhum comentário:

Postar um comentário