terça-feira, 24 de agosto de 2010

Capoeira é mais que um esporte para Mestre Jabá.

É um estilo de vida

Por: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Fabio da Silva Barbosa

Mestre Jabá, 31, após fazer uma viagem de intercâmbio ao continente africano, resolveu apostar em aulas gratuitas de capoeira, possibilitando a todos o acesso ao esporte. “Quando comecei, cobrava aos alunos, como qualquer mestre ou professor faria, mas sempre via que muitos alunos ficavam de fora por não poderem pagar. Existem pessoas que mesmo que se cobre R$ 10,00, ela não vai ter como pagar. As vezes, um aluno de futuro na capoeira, acabava ficando de fora devido a questões financeiras. Um aluno desse, amanhã, estará ensinando a outra criança que também não poderá pagar. Fazendo de graça não há excluídos”. Explica Jabá.
Sua Associação se chama Associação de Capoeira Paz e Liberdade. Antigamente possuía mais de 50 alunos, mas, hoje em dia, se resumem em 15. Mas, isso se deve a determinação em ficar apenas com alunos que estejam empenhados. “De certa forma, eu coloco algumas regras. Nem todo mundo está disposto a aceitar regras. Para vir aqui aprender, por exemplo, tem de estar estudando”. Apesar das rígidas regras, Jabá diz que as aulas são abertas a todos que estejam interessados em aprender.


Alunos demonstram suas habilidades em uma apresentação impressionante

Atualmente as aulas são dadas próximas a Av. Central, Niterói, RJ, em um espaço liberado pelo senhor Osvaldo. Além das aulas, Mestre Jabá promove encontros e eventos no local e diz que seu objetivo é fazer as pessoas entenderem que a capoeira não é uma coisa qualquer. “Ela amplia os horizontes. Nessa viagem a África que fiz com Mestre Magno, vi que a capoeira lá é forte e valorizada. Voltei com a visão de fazer a mesma coisa no Brasil. Tem muito mestre que sai daqui para trabalhar lá fora. Posso até ir fazer contatos e conhecer coisas novas, mas minha capoeira é aqui. Quero que esse esporte fique forte no Brasil. Se todo mestre for lá para fora como vai ficar a nossa capoeira?”
Ele diz ainda que apóia a união entre os capoeiristas e que a partir do dia 5 de agosto irá começar uma série de atividades com capoeiristas vindos de Moçambique. A princípio estão sendo aguardados 8 capoeiristas.


Mestre Jabá dá aula gratuita para a comunidade


Para contatos com Mestre jabá: 7102-2801


Nenhum comentário:

Postar um comentário