domingo, 8 de agosto de 2010

Morro Boa Vista teme novos desabamentos

Por: Fabio da Silva Barbosa
Fotos: Luiz Henrique Peixoto Caldas

“A pior catástrofe não foi a que aconteceu,
mas a que vai acontecer se ninguém tomar
uma providência.”

Hélio Viana
Morador do Boa Vista

“A pior catástrofe não foi a que aconteceu, mas a que vai acontecer se ninguém tomar uma providência”. Esta frase do morador e ex-presidente da Associação de Moradores do Morro Boa Vista, no Fonseca, Niterói, RJ, Hélio Viana, 57, mais conhecido como Hélio Bigode, resume bem a situação encontrada no morro. “Você não sabe como estou passando mal nesse momento. Tudo que fiz foi por água a baixo”. Lamentou-se fazendo uma referência ao campinho, a área de lazer e esportes e demais espaços que ergueu e depois de anos viu serem derrubados pelas chuvas.

Nenhuma autoridade veio aqui, então é porque não estão interessados. Eu só posso concluir isso.” Hélio

Quando perguntado pelos desabrigados, Hélio dispara: “Têm muitos. Mais de 200 famílias, com certeza têm. Alguns estão na Igreja da São Lourenço, na sede da Associação, ou em casas de vizinhos... Eu mesmo não estou na minha casa, pois ela está correndo risco de cair. A qualquer momento pode desabar. Vocês vão ver”. E foi exatamente o que constatamos, entendendo na mesma hora o que significava aquele aviso sobre a pior tragédia estar por vir. Não só na casa de Hélio, mas em diversos pontos pudemos encontrar rachaduras e terrenos cedendo. E o pior de tudo, segundo ele, é que a população se encontra completamente desamparada. “No dia em que aconteceu o problema vieram os bombeiros para ajudar a retirar as pessoas e a defesa civil que veio na creche cadastrar os moradores desabrigados, mas, depois disso, não veio mais ninguém... Ninguém, ninguém, ninguém... O chão e as casas estão apresentando rachaduras e algumas estão abaixo do nível da rua, mas ninguém vem ver o que houve e dar uma explicação para a gente. Eu acho que isso, do jeito que está, se chover uma semana direto, desaba tudo. Acredito que, dessa vez, vai ser pior. Está arriscado a daqui a pouco vocês virem fazer uma matéria que não iriam querer”.

Chão cedendo e rachaduras profundas por toda a parte “São rachaduras profundas e não são uma ou duas não, são centenas” Hélio

HélioRealmente venho desde 2008 acompanhando as reclamações da comunidade. Desde a época em que Seu Hélio era Presidente da associação. Registros foram feitos na página Comunidade do jornal universitário UNITERÓI, mas nenhuma providência foi tomada pelo poder público sobre as péssimas condições de estrutura do lugar. Pelo que observamos, o descaso com essa comunidade que faz parte da história da cidade se repete ainda hoje.

Tristes lembranças

Erminia Estevão da Costa, 56, mora há quase 40 no Boa Vista e é mais uma que compartilha das preocupações de Hélio. “Não veio autoridade nenhuma tomar conhecimento. Aí, a gente fica assim, sem saber de nada”. Renê da Silva Maciel, 57, também nos acompanhou por toda a visita e embora não seja morador local, freqüenta o morro e se preocupa com os amigos. Várias escadas foram cobertas e vimos postes arrancados e cobertos pelos destroços. Muitas casas foram aban-donadas. “O povo ficou muito traumatizado. Teve gente que nem documento veio buscar. Têm muitas famílias que viviam juntas e foram separadas. Cada um foi para um canto”. Lembrou o ex-presidente. Muitas casas soterradas estão sendo habitadas apenas pelos cães, que eram animais de estimação das famílias que viviam por ali. “Os cachorros não vão embora. Teve um caso aqui, de um cachorro que ajudou a encontrar uma vítima. O bombeiro observou que ele não saía de um determinado ponto. Quando cavaram no local, confirmaram que havia uma pessoa lá”.

Hélio Bigode mostra a grade do campo

Maria Carlota, 65, morava com a filha e os 3 netos em uma das casas atingidas. Ela contou que teve de se retirar porque o Bombeiro disse que eles tinham de sair de casa, mas não sabe muito bem o que está ocorrendo. “Gostaríamos que alguém viesse explicar o que está acontecendo. Quem realmente está em risco. Criei meus filhos naquela casa e agora tive de sair assim... Ta armando temporal de novo. Toda vez que o tempo fica assim a gente tem medo. Foram tantas vidas...”


“Esse aqui está esperando para cair” Hélio


Um comentário:

  1. moro aqui a 22anos e a comunidade esta abondonada pelas autoridades aqui tem esgoto a ceu aberto e o atual presidente náo faz nada so fica passeando e cheirando o saco do dono do morro e a comunidade mesmo nada náo adianta vim com essa de escolinha de futebol para a molecada os moradores mesmo estao pedindo socorro nossa comunidade esta abandonada, daqui ba pouco vem a politica e ai vem as promessas reu so vejo gente se dar bem ea comunidade nada e gente ganhando ate carro e náo e so isso so pode subir candidato se o (dono do morro) deixar se náo o bicho pega

    ResponderExcluir